PIB da Construção Civil cresce acima da economia nacional

September 06, 2022 | Categoria: Engineering

O PIB da Construção Civil, ao registrar crescimento de 2,7% no segundo trimestre de 2022, superou o crescimento apresentado pela economia nacional brasileira, de 1,2%. O setor, que teve avanços em todas as seções que o compõem, foi o segundo com maior crescimento no segmento Industrial, superado somente pela Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)e foram divulgadas nesta quinta-feira (01). A instituição ainda constatou que, na Construção, ao comparar o segundo trimestre do ano com o mesmo período de 2021, o resultado também é de crescimento — de 9,9%. Nesta base de comparaçã...

Continuar Lendo

Investimento em energia limpa bate recordes no mundo

September 05, 2022 | Categoria: Energy

Boa notícia no combate ao aquecimento global: países em todo o mundo estão investindo quantias recordes em projetos de energia limpa, gerada por meio de fontes renováveis e que não poluem o meio ambiente. Só no primeiro semestre de 2022, US$ 226 bilhões foram aplicados no desenvolvimento de fontes de energia limpa —um aumento de 11% no investimento em relação a 2021, aponta o mais recente relatório da Bloomberg NEF. Isso significa um recorde: nunca antes tanto dinheiro havia sido investido no setor em apenas um semestre. Em todo o planeta, o investimento em energia solar deu um salto de 33% ness...

Continuar Lendo

Ministros da energia da UE discutirão teto de preço do gás e ajudas de emergência

September 04, 2022 | Categoria: Energy

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - Os ministros de Energia dos países da União Européia discutirão opções para conter o aumento dos preços da energia, incluindo tetos de preços de gás e linhas de crédito de emergência para participantes do mercado de energia, mostrou um documento visto pela Reuters.

Os ministros da UE se reunirão em 9 de setembro para discutir medidas urgentes em todo o bloco para responder a um aumento nos preços do gás e da energia que está prejudicando a indústria europeia e elevando as contas das famílias, depois que a Rússia reduziu as entregas de gás ao bloco.

O documento, visto pela Reuters, disse que os ministros considerarão opções como um teto de pre&cc...

Continuar Lendo

Construção puxa recuperação de 4,8% do investimento

September 02, 2022 | Categoria: Engineering

Por Marcelo Osakabe De São Paulo – Jornal Valor Econômico

Ajudado em ampla medida pela construção civil, a formação bruta de capital fixo (FBCF) se recuperou de quatro trimestres de contração ou quase estabilidade e cresceu 4,8% no segundo trimestre deste ano, na margem, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho ficou acima da média das projeções coletadas pelo Valor com consultorias e instituições financeiras, que apontava para crescimento de 2,5% dos investimentos na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis atribuiu a expansão no período principalmente ao setor da construção, seguido do...

Continuar Lendo

Construção volta a surpreender e pode crescer 5% em 2022, diz FGV Ibre

September 01, 2022 | Categoria: Engineering

Por Marcelo Osakabe, - Jornal Valor Econômico

Contrariando a expectativa de que pudesse desacelerar, a construção civil voltou a crescer acima do previsto e deve levar a revisões sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do setor no ano, afirma a economista Ana Maria Castelo.

A coordenadora de Projetos da Construção no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estimava uma expansão de 3,5% para o segmento este ano, mas agora vê um número mais perto de 4,5% ou até 5%.

Segundo o IBGE, o segmento subiu 2,7% no segundo trimestre, ante o primeiro, o melhor desempenho desde o terceiro trimestre de 2021 (4,4%). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a expansão foi de 9,9%.

O resultado foi surpr...

Continuar Lendo

Eletrosul avança com obras de CGH no Mato Grosso

September 01, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A CGT Eletrosul anunciou a entrada em uma nova fase de implantação da Central de Geração Hidrelétrica Cachoeira Branca, de 1 MW à jusante da barragem da UHE São Domingos. A construção aproveita a vazão sanitária da usina situada no rio Verde, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara (MS).

A companhia informou que todos os equipamentos eletromecânicos para o empreendimento já foram adquiridos e que o investimento no ativo está estimado em R$ 13,3 milhões, com início da operação previsto para novembro deste ano. A conexão da usina será realizada na rede rural da Energisa.

Em agosto foram executadas as concretagens das lajes das áreas...

Continuar Lendo

Construtoras esperam crescimento do mercado imobiliário em 2022

August 31, 2022 | Categoria: Engineering

No primeiro semestre, com a Selic em alta, custos da construção subindo e problemas enfrentados pelo programa Casa Verde e Amarela (CVA), o setor de construção via um cenário nebuloso pela frente. Entre abril e junho, os lançamentos de casas e apartamentos no País caíram 15,4%, para 63.878 unidades, enquanto as vendas recuaram 5,5%, indo a 72.861 unidades.

O clima neste segundo semestre, no entanto, mudou totalmente. A Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), por exemplo agora prevê que os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais este ano devem ficar próximos dos registrados em 2021, quando o setor teve um recorde de negócios.

Uma das principais causas para a volta do otimismo foram as mudanças no C...

Continuar Lendo

Usinas investem para reduzir o consumo de energia

August 29, 2022 | Categoria: Energy

Responsável por aproximadamente 3% do PIB brasileiro, o setor minero-siderúrgico consome 11% da energia do país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Cerca de um terço do custo de produção da siderurgia vem da energia e combustíveis”, diz Gileno Oliveira, diretor de engenharia industrial da Usiminas.

Diante dessa realidade, a busca por formas de redução do consumo é questão de sobrevivência para o setor. O esforço vem de diferentes iniciativas, como adoção de novos equipamentos, uso da inteligência artificial, ajustes de processos para reduzir perdas de ...

Continuar Lendo