Brasil é referência mundial em utilização de fontes de energia renováveis

November 14, 2022 | Categoria: Energy

Enquanto organizações ambientais presentes na conferência do clima da ONU (COP27) lamentaram, nesta quinta-feira (10), que a presença do setor de energias fósseis no encontro tenha aumentado em relação às edições anteriores, o painel do Brasil sobre energias renováveis mostrou que o país sai na frente neste assunto. "O Brasil tem 85% de energias renováveis, enquanto a média mundial é de 25%", disseram os especialistas.

A maior parte das energias renováveis do Brasil é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques, além do hidrogênio verde, que começa a ser produzido no país.&nb...

Continuar Lendo

Indústria da construção promove ações para diminuir o impacto ambiental do setor

November 14, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

Para mostrar como a indústria da construção vem trabalhando a questão da sustentabilidade, o Movimento BW, iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), promove o Webinar BW Perspectivas: Visão da Indústria da Construção, que traz o depoimento de diversos executivos do setor sobre as ações que visam o enfrentamento das mudanças climáticas e para a conservação do meio ambiente.

A Cantu Store tem investido em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e realizado parcerias com os recapadores de todo o país para o reaproveitamento de pneus e das carcaças.

Continuar Lendo

Construção civil deve fechar 2022 com crescimento de 6%, aponta projeção da CBIC

November 07, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte : Por: Ícaro Gonçalves -  Jornal O Hoje

O setor de construção civil no Brasil deve fechar o balanço de 2022 com crescimento de 6%. É o que aponta projeção feita pelo estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”, produzido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e divulgado na terça-feira (1º/11).

De acordo com a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, a projeção anterior para o ano era de 3,5%. “Depois de registrar alta de 9,7% em 2021, era esperado um crescimento de 3,5% neste ano. Entretanto, os números já conhecidos do segundo semestre levaram a uma f...

Continuar Lendo

Energia a partir de resíduos está subutilizada

November 07, 2022 | Categoria: Energy

O uso de resíduos sólidos para produção de energia no Brasil, derivados da cana-de-açúcar, de aterros sanitários ou mesmo de dejetos da suinocultura, tem um potencial ainda pouco explorado no País. Sob qualquer ângulo, os números mostram a relevância econômica e ambiental da geração de energia a partir de resíduos. Trata-se de uma fonte limpa, renovável e descentralizada. Acelerar o passo depende, na visão de representantes do setor, do reconhecimento dos atributos ambientais desse tipo de geração, principalmente pelas regras dos leilões de energia. Passo considerado essencial para a atração de investidores.

Apenas em termos de biogás, produto da transformação de resíduos...

Continuar Lendo

Energia renovável chega a quase 50% da matriz elétrica brasileira

November 03, 2022 | Categoria: Energy

Quase metade da energia elétrica produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.  

“A matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior ao mundial”, ressaltou o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME), André Osório.

Energia eólica

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia eólica...

Continuar Lendo

Construção civil tem quase 2 mil vagas abertas de emprego

November 03, 2022 | Categoria: Engineering

Por Valor Investe — São Paulo

 O crescimento das atividades na construção civil, apontado pelo Índice Nacional da Construção Civil, do IBGE, está refletindo no mercado de trabalho e o aumento da oferta de vagas.

O portal Empregos.com.br está com 1.921 vagas abertas no setor. O cargo com mais oportunidades, segundo a empresa, é o de eletricista, com 467 vagas, seguido por pedreiro (423), pintor (176), armador (121) e arquiteto (117).

“O setor da construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de covid-19. E tem apresentado uma recuperação vigorosa desde o início da fase de reabertura”, avalia Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia.

De ac...

Continuar Lendo

Bom momento da construção civil deixa mercado otimista

October 24, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte : Terra

A construção civil brasileira vive um momento de otimismo. Muito disso puxado pela variação acumulada de 12 meses do volume de vendas de materiais de construção que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou a 2,9% nos últimos 12 meses.

Os últimos resultados publicados pelo IBGE referente ao setor perceberam uma boa relação dos custos médios e índices por áreas geográficas. Conforme a pasta, no Brasil, em setembro, este índice variou 13,11%, o que fez com que o preço por m² construído chegasse a R$ 999,96.

Para Bruno Marciano, sócio e diretor-comercial da Projelet, empresa em inteligência na engenharia de instalações e modelagem BIM no segmento d...

Continuar Lendo

MME publica diretrizes para aproveitamento da geração de energia elétrica offshore

October 24, 2022 | Categoria: Energy

Ministério de Minas e Energia publicou, nesta quinta-feira, a Portaria nº 52/GM/MME, de 19 de outubro de 2022, e a Portaria Interministerial MME/MMA nº 03, de 19 de outubro de 2022, que definem, respectivamente, os regramentos e diretrizes complementares para cessão de uso de áreas fora da costa (offshore), com vistas à geração de energia elétrica, e as diretrizes para criação de Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore. As portarias representam fundamental evolução e contribuem para estabelecimento de um marco legal seguro e adequado para geração de energia elétrica offshore no Brasil.

Continuar Lendo