Materiais e serviços ajudam a aumentar custo da construção civil

September 26, 2013 | Categoria: Engineering

São Paulo - O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) apresentou leve alta em setembro, ao passar de 0,31%, registrado em agosto, para 0,43%. Em julho, a taxa tinha sido 0,73%. No acumulado do ano, o índice atingiu 7,18% e, nos últimos 12 meses, 7,99%. Enquanto a mão de obra permaneceu estável ante alta de 0,03%, o segmento de materiais, equipamentos e serviços teve aumento médio de 0,91% ante 0,63%.

O INCC-M é um dos três componentes do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e que serve de base de cálculo em renovações de contratos de aluguel.

De acordo com a pesquisa, a mão de obra ainda &ea...

Continuar Lendo

Análise de projetos de PCHs sem a exigência de apresentação dos licenciamentos ambientais

September 25, 2013 | Categoria: Energy

Por Adriana Maciel, de Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitou nesta terça-feira (24/09) que a Superintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) analise os projetos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), com pedidos de registro protocolados antes de 22/12/2008, observando a ordem cronológica dos registros, sem a exigência de apresentação dos licenciamentos ambientais.

A SGH apresentou uma relação contendo 46 potenciais hidráulicos, totalizando 1.182,62 MW de potência de inventário, que aguardam a análise de seus projetos. “O licenciamento nunca foi compreendido como pré-requisito para análise, e sim como pré-requisito da aprovação dos projetos b&...

Continuar Lendo

Confiança do setor da construção cai 4,6% em setembro, diz FGV

September 25, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO  -  O setor da construção civil manteve a confiança baixa no trimestre encerrado em setembro, comparação ao patamar de agosto, informou a Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança medido pela entidade caiu 4,6% em setembro, ante baixa de 4,7% observada em agosto. 

Segundo a FGV, a relativa estabilização interrompe uma sequência de piora do índice que, na mesma comparação, havia caído 4% em julho e 3,6% em junho.

“O resultado geral da pesquisa sinaliza ritmo de atividade econômica moderada para o terceiro trimestre de 2013”, avaliou a FGV em relatório. Isso porque, considerando-se a variação mensal interanual do indicador, houve recuperação da...

Continuar Lendo

Construção civil criou 11.165 novos postos de trabalhos em agosto, diz Caged

September 25, 2013 | Categoria: Engineering

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou na semana passada que a construção civil criou 11.165 novos em agosto. Ao todo, segundo dados, foram gerados 127.648 empregos formais no Brasil no mês em questão.

 

No acumulado do ano, segundo o levantamento, o emprego cresceu 2,72%, representando o acréscimo de 1.076.511 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses foram criados 937.518 novas vagas, uma elevação de 2,36%.

Em agosto, o bom desempenho se refletiu em seis dos oito setores da economia, com destaque para o setor de Serviços, que gerou 64.290 mil postos de trabalho, seguido do Comércio, com aumento de 50.070 postos e a Indústria de Transformação, com 11.347 postos. O...

Continuar Lendo

Projeto de lei propõe criação de política nacional para o gás

September 24, 2013 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Regulação e Política 

Um projeto de lei que pretende estimular a adoção pelo governo de uma política nacional para o gás natural foi encaminhando pelo deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) à mesa da Câmara nesta terça-feira, 24 de setembro. A proposta nasceu com a intenção de complementar a Lei 11.909, conhecida como Lei do Gás, e definir como atribuições do Poder Executivo o planejamento de expansão e a coordenação com os estados para harmonizar a regulação do setor.

Presidente da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural, Thame  propôs uma série de ajustes na legislaç...

Continuar Lendo

Primeiro despacho de biogás para Reduc será no fim de setembro

September 24, 2013 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

O primeiro despacho de biogás purificado do aterro de Gramacho para a Refinaria Duque de Caxias será feito no fim deste mês. A informação foi dada pelo assessor chefe da diretoria Técnica e de Logística da Comlurb, José Henrique Penido, em evento realizado nesta terça-feira, 24 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O gás coletado no aterro é transformado em suprimento energético que atende parcialmente a refinaria. Ainda de acordo com Penido, o despacho será de 8,5 mil metros cúbicos.

A Reduc vai receber 70 milhões de m³ por ano por ano de gás da empresa Gás verde, uma das gestoras do projeto do ate...

Continuar Lendo

A inovação sustentável da construção civil

September 24, 2013 | Categoria: Engineering

O setor da construção civil vem passando por intensas transformações nos rumos do desenvolvimento sustentável, com a nobre missão de impactar cada vez menos o meio ambiente. Isso porque é um dos setores que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Um conjunto de mudanças está em marcha, com a utilização de fontes de energia alternativa, a adoção de materiais não tóxicos e recicláveis e a oferta de soluções inteligentes para a redução do impacto nas edificações.

As inovações estão na gestão dos resíduos nas obras, na escolha dos materiais com menor impacto ambiental nas construções; na redução do consumo de ...

Continuar Lendo

Obama quer impor limites para emissões de carbono das empresas energéticas

September 20, 2013 | Categoria: Energy

EFE

O governo dos Estados Unidos vai anunciar nesta sexta-feira um plano para impor limites federais para as emissões de carbono das companhias energéticas do país, em uma tentativa do presidente Barack Obama de cumprir sua promessa de tomar medidas contra a mudança climática, informou nesta quinta-feira o jornal The New York Times.

A diretora da Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês), Gina McCarthy, vai anunciar amanhã no National Press Club de Washington as novas medidas, que enfrentarão provavelmente a oposição republicana no Congresso, que faz lobby para a indústria do carvão, segundo o jornal.

A proposta limitaria as emissões das novas usinas alimentadas por gás natural a 454 quilos de di&oacu...

Continuar Lendo