Feira apresenta novas tecnologias no setor de elétrica e iluminação

September 12, 2013 | Categoria: Energy

Entre os dias 26 e 28 de setembro acontece, em Olinda, Pernambuco, a Feicon Batimat - Nordeste, feira voltada para os setores de automação e segurança eletrônica, decoração, elétrica e iluminação, hidráulica, máquinas, ferramentas e equipamentos, metais e louças sanitárias, revestimentos, entre outros. O evento é um dos principais salões de construção da América Latina e reúne líderes do segmento com uma exposição de produtos e serviços dos setores do ramo.

Entre os dias 25 e 27 de setembro acontece, na África do Sul, o Windaba 2013, evento que proporcionará aos profissionais, empresas e organizações uma oportunidade de conhecer novos produtos, tecnologias e serv...

Continuar Lendo

ABC Brasil: Minha Casa Melhor não explica alta no varejo

September 12, 2013 | Categoria: Engineering

BEATRIZ BULLA
Agência Estado

O bom resultado do varejo em julho, divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo IBGE, não é explicado apenas pela influência do programa Minha Casa Melhor, avalia o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal. "O programa puxou a parte de móveis e eletrodomésticos, mas não dá para explicar toda a alta", disse Leal. "Não dá para explicar o avanço de 5,4% em vestuário, por exemplo, pelo Minha Casa Melhor", exemplifica.

A previsão do ABC Brasil era de alta de apenas 0,2% no varejo em julho ante junho, mas o número veio bem mais forte, em 1,9%. "Em supermercados, por exemplo, a redução da inflação de alimentos pode ter ajudado. No varejo ampliado, a recuperaç...

Continuar Lendo

Reservatórios do Norte operam com 65,9% da capacidade de armazenamento

September 12, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Norte operam com 65,9% da capacidade de armazenamento, segundo dados referente à última quarta-feira, 11 de setembro, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 9.766 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,7% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 63,81% do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 65,9% do seu volume armazenado, com baixa de 0,7% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 63,81% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 34,6% de capacidade, com baixa de...

Continuar Lendo

EPE publica terceira edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica

September 11, 2013 | Categoria: Energy

A Empresa de Pesquisa Energeética publicou o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2013 esta semana. Em 2012 foram consumidos 448,1 TWh através da rede de distribuição do Brasil, valor 3,5% acima do consumido em 2011 e com um consumo per capita de 2.545 kWh. O documento revela ainda um aumento de 1,5% a.a da energia elétrica no quinquênio 2008-2012, já que a população cresceu, enquanto que o consumo per capita apresentou crescimento médio de 4,7% a.a. no período.

Ainda em 2012, a geração total de energia elétrica no país atingiu 552,5 TWh, correspondendo a uma expansão de 3,7% sobre o montante gerado em 2011. Houve decréscimo da ordem de 3% na geração hidroelétrica, totalizando ...

Continuar Lendo

MME publica diretrizes para eólica e solar no A-5

September 11, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/09), a Portaria MME nº 300, alterando as diretrizes no leilão A-5 – que será realizado em dezembro - para a inserção das regras para cadastramento dos empreendimentos de geração eólica e solar. Até então, só poderiam participar do certame hidrelétricas e termelétricas a carvão, gás natural em ciclo combinado ou biomassa.

Com isso, o prazo para inclusão de projetos abaixo de 50MW junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi alterado para até às 12 horas do dia 30 de setembro de 2013. O início de suprimento dos contratos será em 1&or...

Continuar Lendo

Investimentos na construção civil caem 14,2% no primeiro semestre

September 11, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

A consultoria Inteligência Empresarial da Construção (ITC) divulgou na última segunda-feira (9) uma pesquisa que mostra que os investimentos públicos e privados na construção civil caíram 14,2% no primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram aplicados 258,71 bilhões de dólares nos seis primeiros meses do ano, sendo que nesse mesmo período de 2012 o resultado foi de 301,53 bilhões de dólares.

De acordo com a ITC, a queda foi puxada principalmente pelas obras industriais, que tiveram aportes de 155,4 bilhões de dólares. O valor é 18,9% menor do que o registrado no ano passado. Já no segmento comercial, a redução foi de 7,8% no período.

Em relação as residências, no ...

Continuar Lendo

Reservatórios do Sul operam com 91,2% da capacidade de armazenamento

August 27, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul operam com 91,2% da capacidade de armazenamento, segundo dados referente a última segunda-feira, 26 de agosto, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 18.128 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com alta de 0,5% em relação ao dia anterior. As usinas de Passo Real e G.B. Munhoz operam com 90,02% e 89,11% do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 74,3% do seu volume armazenado, com baixa de 0,4% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 74,12% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 37,8% de capacidade, ...

Continuar Lendo

Aneel reabre audiência que muda contrato de uso do sistema por pequenas distribuidoras

August 27, 2013 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu, em reunião da sua diretoria realizada nesta terça-feira, 27 de agosto, reabrir de 28 de agosto até o dia 27 de setembro a audiência pública documental criada para o aprimoramento da minuta de resolução que atualiza a metodologia para contratação do uso e acesso do sistema de distribuição ou transmissão e compra de energia elétrica pelas concessionárias ou permissionárias de distribuição com mercado inferior a 500 GWh/ano.

Na fase anterior da audiência pública, foram enviadas contribuições de associações como a Assoc...

Continuar Lendo