Leilão A-3 é adiado para 18 de novembro

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O leilão A-3, que estava marcado para acontecer no dia 25 de outubro, foi adiado para o dia 18 de novembro de 2013, de acordo com a portaria nº 270, publicada nesta segunda-feira, 19 de agosto, no Diário Oficial da União. O certame vai negociar contratos por quantidade para empreendimentos hidrelétricos e por disponibilidade para empreendimentos a partir de fonte eólica, solar, termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado ou a biomassa.

Para os projetos hidrelétricos, o contrato terá prazo de trinta anos e para os demais, vinte anos. Os empreendimentos termelétricos ainda não podem ter CVU superior a R$ 105/MWh. O início de supriment...

Continuar Lendo

Conferência aborda questões sobre construção sustentável no Brasil

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 27 e 29 de agosto acontece, em São Paulo, o Green Building Brasil - Conferência Internacional e Expo. O evento aborda questões sobre construção sustentável no Brasil. Desde 2010, profissionais e acadêmicos que são referência no assunto mostram a importância vital da conscientização ambiental, da existência de políticas públicas de sustentabilidade e da capacitação profissional do ramo.

Entre os dias 26 e 27 de agosto acontece, em Singapura a Annual International Conference on Power, Energy and Electrical Engineering, evento que pretende explorar os avanços em fornecer novas técnicas que contribuam para a energia elétrica e...

Continuar Lendo

Cade aprova compra da Rosa dos Ventos pela CPFL Energias Renováveis © 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique n

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Por Mônica Izaguirre | Valor

BRASÍLIA  -  A CPFL Energias Renováveis (CPFL-R) , do grupo CPFL, obteve  sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para dar prosseguimento à compra da  Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia.  O Diário Oficial da União desta segunda-feira informa que a operação foi aprovada, sem restrições, pela superintendência-geral do órgão de  defesa da concorrência.

A empresa  a ser comprada pertence atualmente à Martifer Renováveis Geração de Energia e Participações, do grupo Martifer.

Haver&aac...

Continuar Lendo

Mercado espera semestre melhor para incorporadoras

August 19, 2013 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | De São Paulo

As incorporadoras de capital aberto devem apresentar, no segundo semestre, desempenho operacional e financeiro superior ao da primeira metade de ano - na avaliação de analistas. Há expectativa que as companhias que já geram caixa operacional elevem esses valores e as demais se aproximem dessa condição. Margens tendem a melhorar e o volume de lançamentos deve crescer ante o primeiro semestre.

Não se espera, pelo menos por enquanto, que a desaceleração da economia altere os planos das incorporadoras - embora os potenciais consumidores continuem mais seletivos e demandando mais tempo para a tomada de decisão de compra do que nos anos de mais euforia do mercado imobiliário.

...

Continuar Lendo

Diminui o ritmo de correção de preços

August 19, 2013 | Categoria: Engineering

O INCC-M, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), é um dos componentes que formam o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), utilizado como base de cálculo para a renovação da maioria dos contratos de aluguel.

O que mais influenciou esse decréscimo foi o item mão de obra cuja taxa subiu 1,05%, ante 3,24% no mês de junho. A desaceleração é consequência do fim dos processos de reajuste salarial em São Paulo, onde o índice passou de 6,18% em junho, para 0,19% em julho. Já em Salvador, Brasília e Porto Alegre, ocorreram pequenas variações referentes aos dissídios coletivos. Nos seis primeiros meses, o item mão de obra subiu 9...

Continuar Lendo

Simpósio avalia mercado de pesquisa para energias renováveis no âmbito Brasil-Alemanha

August 16, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, acontece, em Santarém, no Pará, o 6º Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável, evento que irá debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sobre os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha. O evento também visa proporcionar à comunidade científica um fórum de integração interdisciplinar e propor contribuições relevantes para o incremento da cooperação binacional....

Continuar Lendo

Negócio é chance de expansão da Energisa

August 16, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O vice-presidente de finanças e relações com investidores da Energisa, Maurício Botelho, afirmou ontem que a expansão da companhia por meio da possível aquisição do grupo Rede é uma grande oportunidade de geração de valor para a empresa.

"Essa operação é boa para credores, para a Energisa e para seus investidores", disse o executivo, que participou de teleconferência sobre os resultados da companhia no segundo trimestre.

No início de julho, os credores do Rede aprovaram o plano de recuperação da companhia apresentado pela Energisa, mas a sua homologação ainda depende do aval da Justiça. O plano prevê investimentos imediatos de R$ 1,95 bilhão e...

Continuar Lendo

Aneel divulga repasses cobrir desconto na tarifa de luz

August 16, 2013 | Categoria: Engineering

LUCI RIBEIRO
Agência Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira, 16, os valores mensais dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para cobrir os descontos na tarifa de luz. Os valores serão repassados pela Eletrobras, gestora do fundo, às concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica. A decisão consta de dois documentos publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira e que foram aprovados na última reunião da diretoria da Aneel. O detalhamento dos valores está no site da Agência.

Pelo Despacho 2.850, o órgão anula efeitos de decisão anterior e fixa novos valores a serem repassados às distribu...

Continuar Lendo