Esgotamento de potencial hidrelétrico traz de volta a discussão sobre nuclear no planejamento, dizem especialistas

August 21, 2013 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Planejamento e Expansão 

O possível esgotamento do potencial hidrelétrico brasileiro a partir de 2020 foi o principal argumento usado pelo assistente da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e pelo professor Otavio Mielnik, da Fundação Getúlio Vargas, em defesa da reinclusão dos projetos nucleares no planejamento de expansão de longo prazo. Guimarães e Mielnik participaram nesta quarta-feira, 21 de agosto, de discussão sobre matriz energética e energia nuclear, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

O representante da Eletronuclear ...

Continuar Lendo

Frente parlamentar mista irá acompanhar legislação para PCHs

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

Na próxima quarta-feira, 21 de agosto, será lançada na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidroelétricas, organizada pelo deputado Pedro Uczai ( PT-SC) e pelo Senador Valdir Raupp ( PMDB-RO). o objetivo da frente é incentivar o debate sobre esse tipo de energia, tanto no parlamento, quando na sociedade.

De acordo com o Uczai, enquanto na Alemanha e na China, países que mais crescem no mundo, o avanço das fontes renováveis vai provocando o desligamento cada vez por maior tempo das usinas termoelétricas, no Brasil a situação se inverte e o setor se vê cada vez mais dependente desse tipo de fonte. Segundo o presiden...

Continuar Lendo

Reservatórios do Norte operam com 77,3% da capacidade de armazenamento

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Norte operam com 77,3% da capacidade de armazenamento, segundo dados referente ao último domingo, 18 de agosto, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 11.448 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,3% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 78,79% do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 77,3% do seu volume armazenado, com baixa de 0,3% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 79,95% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios opera...

Continuar Lendo

Setor de energia é um dos que mais investe em qualidade da gestão

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 212 organizações brasileiras aponta que o setor de energia está entre os quatro segmentos da economia que mais investem em qualidade da gestão. Os segmentos automobilístico, bancário e de tecnologia foram outros três mais mencionados no levantamento, que entrevistou 18 setores no total.

O estudo apontou ainda que 79% dos entrevistados se preocupam com a qualidade da gestão, considerando que todas as áreas e atividades das empresas possam estar focadas em processos adequados para a busca de melhores resultados.
O estudo mostra que 78% dos entrevistados também buscam avaliar a gestão da sua empresa periodicamente. A maioria (67%) realiza avaliações ...

Continuar Lendo

Os grandes desafios das empresas do setor elétrico

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Por António Farinha e Eduardo Lemos

Mudanças recentes promoveram completa modificação no contexto de atuação de empresas do setor elétrico. Em um cenário desafiante, o setor elétrico deverá se reinventar para conseguir criar valor a seus stakeholders.

De forma mais ampla, observa-se uma mudança nos paradigmas de geração e consumo de energia, com impacto direto sobre as elétricas. De um lado, vê-se a crescente penetração de fontes renováveis e intermitentes, como as eólicas e o esperado crescimento da geração solar distribuída. De outro, tem-se uma alteração no comportamento dos consumidores de energia, buscando medidas de eficiência en...

Continuar Lendo

Incorporadoras mostram recuperação no 2º trimestre

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI
Agencia Estado

Os balanços das empresas de construção civil no segundo trimestre mostraram melhora em comparação a igual período de 2012. Das 13 incorporadoras e construtoras listadas no Índice Imobiliário (Imob) da bolsa, seis tiveram lucro líquido maior: Cyrela (alta de 27,9%), Direcional (30,9%), Even (96,0%), Eztec (70,5%), Helbor (17,6%) e Tecnisa (2.744%). Outras duas diminuíram o prejuízo: PDG (redução de 76,7%) e Brookfield (redução de 58,1%). A Rossi reverteu prejuízo e passou a ter lucro. Os dados foram levantados pela consultoria Economática para o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

A melhora dos balanços vem oc...

Continuar Lendo

Abramat: setor de material de construção vende 3,6% mais

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI
Agência Estado

As vendas da indústria de materiais de construção no País cresceram 3,6% no mês de Juho em relação a julho de 2012. Sobre junho deste ano as vendas cresceram 3,3%. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulados nesta terça-feira, 20.

O resultado de julho faz com que as vendas do setor registrem o quarto mês consecutivo de crescimento em relação aos mesmos períodos de 2012, depois de apresentar resultados negativos em fevereiro e março.

No primeiro semestre de 2013, as vendas cresceram 3,7% sobre igual semestre do ano passado. Já nos últimos 12 m...

Continuar Lendo

IBGE equivocou-se ao medir custos da construção em julho

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

Sinduscon SP

O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, afirmou que o IBGE se equivocou ao calcular que o custo da construção medido pelo índice Sinapi tivesse caído 6,15% em julho, enquanto os demais indicadores de custos da construção como o CUB e o INCC mostraram estabilidade.

“A explicação dada pelo IBGE foi desconcertante: a queda se deve à desoneração da folha de pagamentos da construção. Mas como, se esta desoneração ainda não aconteceu?! Ela valerá só a partir de novembro de 2013 para as construtoras de edificações e apenas nas obras com matrículas abertas na Previdência Social após 1º de abril; e valerá só a partir de janeiro de 2014 para as con...

Continuar Lendo