Dilma sanciona lei que garante desoneração da folha salarial

July 22, 2013 | Categoria: Engineering

BRASÍLIA  -  A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, o projeto de conversão aprovado pelo Congresso no lugar da Medida Provisória 610, editada em abril para ampliar o Benefício Garantia-Safra referente à safra 2011/2012. Resultado da sanção, o texto da Lei 12.844 foi publicado nesta segunda-feira, 22, em edição extra do Diário Oficial da União com data de sexta-feira, 19.

No mesmo projeto de conversão, o Congresso tinha incluído dispositivos da Medida Provisória 612, de abril deste ano, e da Medida Provisória 610, editada em dezembro. Por isso, a nova lei também faz alterações na Lei 12.546/2011, que trata, entre outros temas, da desoneração da folha de salários das empresa...

Continuar Lendo

Senado aprova desoneração da construção e RET menor para incorporação

July 18, 2013 | Categoria: Engineering

O Senado aprovou por unanimidade, na noite de 11 de julho, o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 610 (PLV 17/2013). Entre outras disposições, o texto restabelece a mudança da contribuição previdenciária das construtoras de edificações e de suas terceirizadas (2% sobre a receita em vez de 20% sobre a folha de pagamentos). E também restabelece a diminuição da alíquota do RET (Regime Especial Tributário), de 6% para 4%, nas incorporações imobiliárias sob o regime do patrimônio de afetação.

Estas disposições, com validade até 31 de dezembro de 2014, estavam originalmente na MP 601, que havia decaído por decurso de prazo em 3 de junho. Agora, a expectativa é de ...

Continuar Lendo

Secovi: Venda de residências novas em SP tem melhor maio desde 2009

July 18, 2013 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | Valor

SÃO PAULO  -  O desempenho das vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo, em maio, foi o melhor para esse mês desde 2009, com a comercialização de 3,278 mil unidades, conforme a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário. Na comparação com maio do ano passado, houve crescimento de 20,2%. Em relação a abril, porém, as vendas caíram 6%.

De acordo com o Secovi-SP, as vendas somaram R$ 1,78 bilhão, em maio, valor 0,7% menor que o registrado em abril, atualizado pela variação do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Levantamento da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraes...

Continuar Lendo

Mar de prédios inacabados ilustra período de gastança

July 18, 2013 | Categoria: Engineering

Por Bloomberg

Cartazes do ideograma chinês boa sorte enfeitam lojas trancadas com ferrolhos na cidade de Ordos, no norte da China, onde guindastes se erguem, silenciosos, sobre construções semiacabadas e as portas dos abrigos de trabalhadores rangem ao vento.

As vendas de apartamentos virtualmente pararam no bairro central, diz o corretor imobiliário Zhang Wei. Com a queda da arrecadação da prefeitura, a cidade, situada na Mongólia Interior, que assistiu a uma escalada da construção civil durante o surto de crescimento recorde de crédito na China, é atualmente um símbolo do financiamento especulativo que o premiê, Li Keqiang, tenta coibir.

"Nos últimos anos, havia muito carvão, por isso vinha gente de todo o país", diz...

Continuar Lendo

Feira apresenta novas tecnologias para o setor sucroenergético

July 18, 2013 | Categoria: Energy

Conferência aborda questões sobre construção sustentável no Brasil

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 
Entre os dias 27 e 30 de agosto acontece, em São Paulo, a 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, evento que irá apresentar novas tecnologias e soluções para automação e instrumentação de usinas, equipamentos para extração e tratamento do caldo, equipamentos para fabricação de açúcar, etanol, entre outros.

Entre os dias 27 e 29 de agosto acontece, também em São Paulo, o Green Building Brasil - Conferência Internacional e Expo. O evento aborda questões sobre construção sustentável no Brasil. Desde 2010, profissio...

Continuar Lendo

Briga pela conta das térmicas se aprofunda e chega ao Congresso

July 18, 2013 | Categoria: Energy

Por Daniel Rittner | De Brasília

A briga para saber quem arcará com a conta pelo acionamento das usinas térmicas neste ano, que já se arrasta nos tribunais é alvo de uma sucessão de liminares, chegou também ao Congresso Nacional. O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) protocolou ontem um projeto de decreto legislativo para sustar a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que cria uma nova forma de rateio dos custos das termelétricas. Com a queda dos reservatórios, elas foram utilizadas a plena carga, durante todo o primeiro semestre do ano.

"O CNPE é absolutamente incompetente para disciplinar o tema", diz Jardim, sem sequer entrar nas discuss&o...

Continuar Lendo

Cesp inicia plano de demissão voluntária, diz Aníbal

July 17, 2013 | Categoria: Energy

Por Wagner Freire, de São Paulo (SP)

O Secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, informou nesta quarta-feira (17/07) que a Cesp - geradora de energia controlada pelo Estado - iniciou nesta semana seu Plano de Demissão Voluntária (PDV), com a expectativa de adesão de 408 funcionários do total de 1200 colaboradores, representando uma redução de 1/3 do quatro total. A empresa terá uma grande redução de suas receitas depois de não ter aceito a proposta do governo federal para renovas as concessões de suas três hidrelétricas: Três Irmãos, Jupiá e Ilha Solteira, e por isso precisa ajustar os custos. Os funcionários que aderirem ser&atild...

Continuar Lendo

Windeo aposta em franquias de microgeração para crescer no Brasil

July 15, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

A Windeo Green Futur Brasil, empresa belga desenvolvedora de sistemas de micro e minigeração eólica e fotovoltaica, completa em julho um ano de operações no mercado brasileiro, e já prospecta expansão dos negócios, por meio da criação de uma malha de franquias. Com essa estratégia, a empresa, que possui cerca de 20 projetos espalhados em diferentes regiões do País, pretende atingir competitividade nacional, principalmente com o mercado residencial, em projetos em torno de 10kW.

No momento, três franquias estão sendo estudadas e estão em processo avançado de negócio para estabelecer a Windeo Ceará, Windeo Pernambuco e Windeo Rio Grande do Sul. Os novos pontos reduzem a margem de custo...

Continuar Lendo