Comissão da Câmara debate licenciamento ambiental diferenciado para o setor elétrico

August 13, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente 

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública, nesta quarta-feira, 14 de agosto, para discutir a necessidade de estabelecer um regime diferenciado ou fortalecer os procedimentos de licenciamento ambiental para os empreendimentos do setor elétrico. O evento foi solicitado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que pretende discutir com com os agentes envolvidos a necessidade de se estabelecer um regime diferenciado de licenciamento a fim de agilizar a implantação de novos empreendimentos.

De acordo com o deputado, indefinições quanto à competência dos entes federados e visões subjetivas, tornaram o licenciamento ambiental pouco transparente, lento e ineficaz. Sob a bandei...

Continuar Lendo

Maurício Corrêa é reconduzido como diretor da Abraceel

August 13, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Recursos Humanos 

O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, Maurício Corrêa, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos. Os conselheiros da entidade reelegeram Corrêa ao posto por unanimidade.

O mandato à frente das Relações Institucionais da associação tem início em 1º de outubro deste ano e término em 30 de setembro de 2015. Corrêa ingressou na Abraceel em julho de 2002, no posto de assessor de Relações Institucionais. Foi promovido à diretoria-executiva da entidade em abril do ano seguinte, sendo reeleito desde então. A última reeleição ocorreu em 2 de setembro de 2011, para ma...

Continuar Lendo

Secovi prevê alta de 6% nos preços de imóveis em SP

August 13, 2013 | Categoria: Engineering

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS
Agência Estado

Os preços dos imóveis residenciais na cidade de São Paulo devem subir 6% em termos reais em 2013, já descontada a inflação do setor, medida pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), previu há pouco o vice-presidente do Secovi-SP, Emílio Kallas, durante apresentação do balanço semestral do setor, nesta terça-feira, 13.
De acordo com ele, parte do aumento decorre de elevação de impostos e dos valores dos terrenos, que são os maiores insumos do setor imobiliário. "Temos de mostrar para o poder publico que isso não é bom", disse o executivo.
De acordo com Kallas, em algumas regiões metropolitanas a procura por terrenos está c...

Continuar Lendo

Governo define regras para Minha Casa, Minha Vida em cidades pequenas

August 13, 2013 | Categoria: Engineering

BRASÍLIA  -  As diretrizes gerais e regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para aquisição de imóveis por famílias com renda mensal até R$ 1,6 mil em municípios com população inferior a 50 mil habitantes foram publicadas nesta terça-feira no "Diário Oficial da União".

O empreendimento deverá estar inserido na malha urbana ou em zonas de expansão que tenham via pública de acesso, infraestrutura urbana básica com pavimentação, drenagem pluvial, calçadas, guias e sarjetas, rede de energia elétrica e iluminação pública, rede para abastecimento de água potável e soluções para esgotamento sanitário e coleta de lixo.

Pelo menos 3% das unidade...

Continuar Lendo

Abinee recorre ao MME para aumentar competitividade da indústria GTD

August 07, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas 
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Humberto Barbato, está preocupado com o aumento das importações e com a perda de competitividade da indústria do setor de Geração, Transmissão e Distribuição. Na tentativa de reverter a situação, o executivo se encontrou nesta terça-feira, 6 de agosto, com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. A ideia é definir políticas que possam ajudar esse segmento da indústria brasileira a retomar sua competitividade.

"Viemos comentar o crescente aumento das importações e a necessidade de bus...

Continuar Lendo

Reservatórios do Sul operam com 90% da capacidade de armazenamento

August 07, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 
Os reservatórios da região Sul operam com 90% da capacidade de armazenamento, segundo dados referentes à última segunda-feira, 5 de agosto, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 17.875 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com alta de 0,6% em relação ao dia anterior. As usinas de Passo Fundo e G.B. Munhoz operam com 59,61% e 99,96%, respectivamente, do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 82,8% do seu volume armazenado, com baixa de 0,3% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 85,96% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com ...

Continuar Lendo

Para Chipp, ainda não é hora de desligar térmicas

August 07, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, declarou que ainda não é o momento adequado para suspender o despacho termelétrico, uma vez que o nível dos reservatórios não foi totalmente recuperado. Segundo ele, hoje, cerca de 12 mil MW ainda estão sendo despachados, mas a decisão sobre o desligamento dessas usinas será dada durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reunirá amanhã (07).

“É sempre possível (o desligamento), mas o objetivo fundamental é o de tentar atingir o nível meta dos reservatórios. Estamos no período seco, e a hidrologia nas bacias são sazonais e voláteis. Estamos em recomposi&c...

Continuar Lendo

Governo pode buscar em banco custeio de desconto na luz

August 07, 2013 | Categoria: Energy

JOÃO VILLAVERDE E ANNE WARTH
Agência Estado

Para fechar o buraco nos dois principais fundos do setor elétrico sem impactar imediatamente as contas públicas, o governo pode adotar mais uma manobra financeira que vai pesar na contabilidade de bancos públicos. A engenharia contábil prevê o uso de empréstimos da Caixa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos fundos, que não possuem receita suficiente para pagar estes aportes. Dessa forma, o governo espera adiar para os próximos anos o custo da operação.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a ideia é injetar empréstimos de um ou dos dois bancos públicos na Reserva Global de Reversão (RGR) e na Conta de Desenvolvimento Energ&eacu...

Continuar Lendo