Vestas conclui primeiro projeto com turbinas gigantes na América Latina.

August 19, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

A fabricante de turbinas eólicas Vestas anunciou nesta terça-feira, 18 de agosto, a conclusão do primeiro projeto da América Latina equipado com a máquina V150-4.2 MW, localizado no município de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

No total, o empreendimento da Echoenergia possui 65 unidades destas turbinas, as mais modernas e potentes já instaladas no Brasil, quebrando a barreira dos 4 MW no país. Produzidas na fábrica da Vestas, em Aquiraz, no Ceará, sob as regras do FINAME II, as turbinas utilizam torres de aço e pás de 73,7 metros de comprimento.

“A conclusão do primeiro projeto com V150-4.2 MW da América Latina é mais um exemplo do nosso pioneirismo no mercado eólic...

Continuar Lendo

Primeira usina de biogás para leilão inicia operação comercial.

August 12, 2020 | Categoria: Energy

WAGNER FREIRE, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

 

O primeira usina de biogás a comercializar energia em leilão regulado iniciou oficialmente a operação comercial nesta quarta-feira, 12 de agosto, em São Paulo, no município de Guariba, há 338 km de distância da capital paulista. Segundo o despacho Aneel nº 2.355, publicado no Diário Oficial da União, três turbinas receberam a autorização, totalizando 8,95 MW de capacidade instalada.

O empreendimento foi licitado em 2016 e é o primeiro projeto da Raízen Geo Biogás, joint venture entre a Raízen (85%) e a Geo Energética (15%) para a produção de biogás a partir de resíduos agrícolas. O contrato de ...

Continuar Lendo

Multiplan inaugura usina solar em sede no Rio de Janeiro.

August 10, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

A Multiplan, controladora de shopping centers, inaugurou uma usina solar de 900 kWp, construída pela SolarGrid. O sistema será responsável por 100% do abastecimento de energia elétrica da sede da empresa, que fica em Paty de Alferes, no Rio de Janeiro. A expectativa é que o sistema proporcione uma redução anual de cerca de 80% das despesas com eletricidade do edifício.

Com 2.460 módulos fotovoltaicos, a usina vai evitar a emissão de 154 toneladas de CO2 por ano – o que equivale ao plantio de 15.600 árvores em 25 anos. Entre o planejamento e o início da operação da usina, que ocupa uma área de 1,6 hectare, o desenvolvimento do projeto durou menos de um ano. A previsão da companhia...

Continuar Lendo

Petrobras obtém liberação comercial para térmica em Pernambuco.

August 03, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A superintendência de fiscalização dos serviços de geração da Aneel decidiu liberar nessa segunda-feira, 3 de agosto, a operação comercial da segunda unidade geradora (50 MW) da termelétrica da Refinaria Abreu e Lima, de posse da Petrobras no município de Ipojuca (PE). O despacho nº 2.275, publicado no Diário Oficial da União, também autoriza o funcionamento da primeira unidade (50 MW) para fins...

Continuar Lendo

Profissionais discutem futuro do varejo na construção pós-pandemia.

July 28, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: AECWeb – Revista Grandes Construções.

 

O Portal AECweb, realizou na semana um evento on-line, o AEClive. Com o tema “Varejo na construção: digitalização e mercado pós-pandemia”, o evento reuniu Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, e Geraldo Defalco, presidente da Anamaco.

Os convidados discutiram os efeitos da pandemia no mercado varejista da construção civil, as transformações pelas quais o setor passou nos últimos meses, e as perspectivas para o futuro do comércio com a retomada das atividades econômicas no país.

Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, informou que, inicialmente, a pandemia trouxe uma grande apreensão ao setor varejista, devido à necessidade de fecha...

Continuar Lendo

Magalu contrata energia solar em acordo com a GreenYellow.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A GreenYellow fechou recentemente com o Magazine Luiza um acordo para o fornecimento de energia solar e para o monitoramento desse recurso. O contrato, que funciona dentro do modelo de aluguel, prevê a entrega de 9.307,1 MWh por ano, que serão direcionados para abastecer energeticamente a rede de lojas do Magalu.

O projeto envolve a energia gerada nas usinas fotovoltaicas de Coroados e Riolândia, no estado de São Paulo, e de Florestópolis, no Paraná, que têm, juntas, 4.861 de KWp de potência instalada, suficiente para prover energeticamente, por ano, 4,2 mil casas.

“Além da contratação de energia solar, vamos oferecer ao Magalu o serviço de operação e manutenção das usinas. Este é um...

Continuar Lendo

Como economizar energia com Big Data.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

SIEMENS OFERECE -  DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O consumo de energia elétrica é um dos fatores de maior relevância em uma empresa, independentemente do tipo de negócio. Fatores como a quantidade de equipamentos conectados à rede, a dinâmica de utilização desses aparelhos e medidas para aumento da eficiência energética já formam uma rede bastante complexa de variáveis. Mas essa complexidade tende a aumentar, à medida que tendências como a de produção descentralizada de energia e tarifas flutuantes passem a ser cada vez mais habituais no mercado. Como gerenciar esse gasto e ainda otimizar os custos em uma empresa?

Está justamente na digitalização a chave para aumentar a eficiência energética de q...

Continuar Lendo

Derivativos aumentam a liquidez e reduzem riscos na comercialização de energia.

July 24, 2020 | Categoria: Energy

B3 OFERECE – CANALENERGIA

 

O mercado livre de energia elétrica segue em expansão no Brasil. Segundo o último balanço realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o segmento que conta com 367 comercializadoras, 6.834 consumidores especiais e 978 consumidores livres e um  total de 9.868 agentes atuando no mercado livre, cresceu 10% entre dezembro de 2019 e junho de 2020.

Em 2019, o consumo no mercado livre foi de 19.544 MW médios, crescimento de 2,4% em relação a 2018. Levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) aponta que, em 2019, o mercado livre movimentou cerca de R$ 134 bilhões e representa cerca de 30% do consumo nacional de energia.

No entanto, p...

Continuar Lendo