Relatório da IRENA mostra que energia renovável permanece com custo competitivo

July 14, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) mostra que os custos das energias renováveis continuaram baixando em 2021, enquanto os desafios das cadeias de fornecimento e o aumento do preço das matérias-primas ainda têm de mostrar seu impacto total nos custos dos projetos. O custo da energia eólica onshore baixou em 15%, eólica offshore em 13% e a solar fotovoltaica em 13% em comparação com 2020.

Além disso, o Renewable Power Generation Costs in 2021 aponta que quase dois terços ou 163 gigawatts (GW) da energia renovável instalada em 2021 teve custos menores que a opção a carvão mais barata do G20. Com isso, a IRENA estima que, dados os atuais altos preços dos...

Continuar Lendo

Como a construção civil impacta a sociedade.

July 13, 2022 | Categoria: Engineering

Por Júlio Cesar Barbosa – Revista Grandes Construções.

A construção civil é responsável pela absorção de mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil e 50% da energia gerada abastece a operação das edificações, segundo estudo do Conselho Internacional da Construção (CIB).

O setor também é um dos que mais produzem resíduos sólidos, líquidos e gasosos, além de ser responsável por mais de 50% dos entulhos, entre construções e demolições.

Para uma construção ser considerada sustentável, os processos precisam ser sustentáveis o que, é claro, vai além dos produtos e inclui a atua&cced...

Continuar Lendo

Transição para fontes de energia renováveis entra de vez na pauta das empresas.

July 13, 2022 | Categoria: Energy

Por Cláudio Marques - Para o Prática ESG, de São Paulo – Jornal Valor Econômico

O aumento da busca por energia elétrica de fontes renováveis, como eólica e solar, na esteira da redução da pegada de carbono por empresas de todos os tipos e porte, não deve deixar ninguém no escuro. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e entidades do setor, a luz está verde para as fontes alternativas, pois um eventual descompasso abrangente entre demanda e oferta ou entre geração e transmissão não estão no radar.

“Não temos gargalos em energias renováveis”, reforça Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia E&oacu...

Continuar Lendo

Transformação de resíduos em energia ganha destaque no Brasil

July 07, 2022 | Categoria: Energy

MICHELE RIOS, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

A recuperação energética de resíduos é um tema muito atual e vem sendo discutido nos últimos anos e o manejo desses resíduos no Brasil é complexo e na maioria dos locais inadequados. “O novo marco do saneamento no Brasil é uma das medidas mais importantes na história do País e isso determinou várias iniciativas importantes. Contudo, hoje a nossa preocupação está ligada a destinação final dos nossos resíduos e a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) se propõem a atuar e criar um novo mercado no Brasil. Queremos fazer aqui no Brasil o que muitos países na Europa j&aa...

Continuar Lendo

A importância da utilização de materiais de qualidade no mercado de construção civil

July 07, 2022 | Categoria: Engineering

Por Christian Speyer – Revista Grandes Construções

Mesmo perante a um cenário de crise provocado pela pandemia da Covid-19, o Brasil apresentou dados econômicos bastante relevantes em 2021, com destaque para a construção civil.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o crescimento total do Produto Interno Bruto (PIB), foi de 4,6%, enquanto que, só no setor da construção, foi de 9,7%.

Tendo em vista este cenário aquecido, é fato que as construtoras devem ficar ainda mais atentas na hora da execução do projeto e isto inclui a seleção dos materiais. Com tanta demanda, um projeto bem-sucedido certamente será um diferencial.

Por isso, é importante que as empresas...

Continuar Lendo

Renováveis atingem 3,1 TW de capacidade instalada em 2021.

July 05, 2022 | Categoria: Energy

 Mateus Badra – Canal Solar

 Apesar das interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos no envio e aumento dos preços para componentes de energia eólica e solar, as renováveis cresceram 17% em 2021. É o que apontou o Renewables 2022 Global Status Report (GSR), realizado pela REN21.

Foram 314 GW de capacidade adicional no ano passado – totalizando 3,1 TW. “Entretanto, isso está longe da implantação necessária para manter o mundo no caminho certo para atingir zero emissões líquidas até 2050”, alertou o estudo.

Durante 2021, a China se tornou o primeiro país a superar 1 TW – registrando acréscimo de 136 GW, o que corresponde a cerca de 43% das adições globais. No final do ano, pe...

Continuar Lendo

Construção civil impulsiona criação de emprego formal no Brasil.

July 05, 2022 | Categoria: Engineering

Jovem Pan – JP News

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de maio apontam 35.445 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil e mostram boa parte desse número são de pessoas trabalhando na construção civil. Esse foi melhor desempenho registrado pelo mercado de trabalho formal do setor desde fevereiro de 2022. Quando os números criados foram de 39.200 novos empregos. Nos primeiros cinco meses do ano, o setor da construção já gerou 155.500 novos postos de trabalho. Somente em 2022, o número de trabalhadores no setor já registrou um aumento de 6,74%. Bruno Cardoso começou a trabalhar em uma obra há três meses. Passou de estagiário, foi contratado e, agora, é assistente de engenharia, e j...

Continuar Lendo

Construção civil é esperança para alavancar economia brasileira

July 01, 2022 | Categoria: Engineering

Por Summit da Construção Civil -  G1.Globo

A economia brasileira foi fortemente afetada por toda a crise causada pela pandemia da Covid-19. Diversos segmentos acabaram prejudicados com tempo e a nossa moeda foi muito desvalorizada. Agora já se recuperando destes estragos, a economia do país se apoia em alguns pilares para se reerguer, um deles é a indústria da construção civil.

Vale lembrar que a valorização deste setor veio ainda durante os anos de 2020 e 2021, quando as pessoas em isolamento social começaram a dar mais importância para suas casas. Neste caso, não só a parte de financiamento de novas residências aumentou, mas também o número de reformas em lares já construídos.

Este aumento acaba ...

Continuar Lendo