SindusCon-SP realizará Conferência sobre Resíduos em 29/7

July 30, 2013 | Categoria: Engineering

Com o objetivo de propor ações para a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, o SindusCon-SP realizará na segunda-feira, 29 de julho, a Conferência Livre Resíduos da Construção Civil.

O encontro é coordenado por Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, e contará com as presenças de Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de Serviços; Ricardo Teixeira, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente; Sergio Watanabe, presidente do sindicato, e os vice-presidentes Odair Senra (Imobiliário) e Francisco Vasconcellos (Meio Ambiente). Também participarão Silvano Silvé...

Continuar Lendo

Chineses demonstram interesse em participar da UHE Belo Monte

July 30, 2013 | Categoria: Energy

Por Wagner Freire

A Norte Energia informou que três empresas chinesas estiveram na semana passada em visita técnica a hidrelétrica Belo Monte (11.233MW), em construção no rio Xingu, no Pará. A delegação contou com 22 técnicos especializados em planejamento e execução de montagem de grande porte.

Segundo a Norte Energia, as empresas chinesas demonstraram interesse em participar do empreendimento. "Ficaram de apresentar, com a maior brevidade possível, uma proposta técnica e de preço para a montagem eletromecânica das usinas de Belo Monte e Pimental", informou a companhia, em nota aoJornal da Energia.

Questionada sobre os nomes dos futuros parceiros, a Norte Energia preferiu "não divulgar tais informações para n...

Continuar Lendo

Lobão confirma verba do Tesouro para empresas de energia

July 30, 2013 | Categoria: Energy

ANNE WARTH, ANDRÉ MAGNABOSCO, RICARDO BRITO / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou ontem que o Tesouro Nacional poderá alocar recursos em fundos do setor elétrico para pagar as indenizações às empresas que aceitaram renovar antecipadamente suas concessões, que vencem entre 2015 e 2017. A adesão das companhias ao programa viabilizou o desconto médio de 20% na conta de luz para consumidores, anunciado pela presidente Dilma Rousseff.

Ao ser abordado por jornalistas e empresários, Lobão desconversou e evitou se estender sobre o assunto. Afirmou que o tema está sob análise e afirmou que, se necessário, o Tesouro vai viabilizar os recursos.

Ontem, o Estado revelou que o governo n...

Continuar Lendo

Luis Gameiro, da Trade Energy: Energia mais barata para todos?

July 29, 2013 | Categoria: Energy


No último quadrimestre de 2012, para solucionar a questão de como renovar as concessões de energia vincendas a partir de 2015, referentes aos ativos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, o governo editou, em setembro, a Medida Provisória no. 579. Essa peça de legislação (autoritária), relativa a um assunto que já se discutia há alguns anos, foi produzida sem consulta à sociedade, e contou apenas com a colaboração de dois diretores da Aneel compactuados com a tese governamental, sem qualquer análise de Impacto Regulatório.

A intenção explícita foi a redução das tarifas de energia elétrica para incentivar o crescimento econômico n...

Continuar Lendo

Reservatórios do Sul operam com 88,9% da sua capacidade

July 29, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul registram 88,9% do seu volume armazenado, subindo  0,1% na comparação com o dia anterior, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico referentes ao último domingo, 28 de julho. O reservatório de Passo Real opera com 81,6% da sua capacidade e a região se encontra 58,9% acima da curva de aversão ao risco.

Submercado Norte: os reservatórios do submercado estão com 86% da sua capacidade, variando negativamente 0,4% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 90,2% do seu volume armazenado.

Submercado Nordeste: reservatórios da região operam com 42,3% da sua capacidade, uma queda de 0,1% na comparaç&a...

Continuar Lendo

Simpósio Brasil-Alemanha discute desenvolvimento sustentável

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 
De 29 de setembro até 4 de outubro acontece o 6º Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável, que será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. O Simpósio quer debater a avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sobre os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.

Também com início no dia 30 de setembro mas indo até o dia 2 de outubro, o XVIII Sepef - Seminário de Planejamento Econômico do Setor Elét...

Continuar Lendo

AVP-Luxolar apresenta seu sistema termofotovoltaico

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

 A AVP-Luxolar, filial brasileira da fabricante italiana de módulos fotovoltaicos AV-Project, apresentou ao mercado brasileiro o sistema termofotovoltaico Janus, que integra o módulo fotovoltaico com um permutador de calor em alumínio. O equipamento foi desenvolvido para aumentar o rendimento dos módulos fotovoltaicos e, assim, incrementar a produção e o investimento, gerando, ao mesmo tempo, energia fotovoltaica e térmica.

O primeiro sistema da empresa foi instalado na primeira semana de julho deste ano, no Rio de Janeiro, com a potência de 4kWp. A AVP-Luxolar atuou como importadora e consultora no projeto, enquanto a instalação foi realizada pela empresa Eco-Sol.

Segundo a AVP, o projeto pode gerar uma economia de até R$300...

Continuar Lendo

Ainda a grandeza de Itaipu

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Por Antonio Dias Leite

Acompanho a história de Itaipu há mais de quarenta anos. Na qualidade de ministro de Minas e Energia, tive a incumbência de apresentar o Tratado de Itaipu ao Congresso Nacional, no dia 24 de maio de 1973, e atender aos questionamentos feitos por 32 parlamentares. (Diário do Congresso Nacional, secção I, 3.06.73, p. 3743-3750).

Aqui no Valor (14/8/2009), escrevi artigo no qual analisei mais uma reivindicação do governo do Paraguai quanto às bases econômicas do Tratado de 26 de abril de 1973. Antes disso, o governo brasileiro já atendera solicitações recorrentes do Paraguai para que não fossem alterados o texto e o espírito desse documento e que resultou em significativos benefícios para o pa&iac...

Continuar Lendo